Primeira edição do Pedala Tour Rio Claro promete mobilizar ciclistas no dia 26 de junho

Evento gratuito tem trajeto de 10 km e concentração em frente ao Aeroclube; inscrições podem ser feitas a partir de 30 de maio exclusivamente no site oficial

A primeira edição do Pedala Tour Rio Claro promete mobilizar ciclistas de toda a região para a prática saudável de esporte no próximo dia 26 de junho. O evento, um dos maiores passeios ciclísticos do Brasil, tem um trajeto total de 10 quilômetros, com saída e chegada da Avenida Presidente Kennedy, em frente ao Aeroclube.

As inscrições são limitadas a 1,5 mil ciclistas e podem ser feitas a partir do dia 30 de maio, exclusivamente pelo site do Pedala Tour (pedalatour.com.br). A participação é gratuita e os inscritos ainda concorrem a duas bicicletas que serão sorteadas ao final do evento.

Podem participar pessoas a partir de 8 anos, sem limite máximo de idade. Todos os inscritos receberão um kit gratuito contendo uma camiseta, um squeeze, uma “sacochila”, um boné e um livreto com informações sobre educação no trânsito.
A concentração será na frente do Aeroclube, na Avenida Presidente Kennedy, a partir das 6h, onde também será feita a entrega dos kits aos participantes. Uma aula coletiva de alongamento está marcada para começar às 8h, antes da saída do passeio.

A organização também vai disponibilizar uma bicicletaria para realizar, gratuitamente, pequenas manutenções de emergência nas bicicletas dos inscritos.

Durante todo o trajeto, os participantes serão acompanhados por um mini trio elétrico que promete agitar o evento. Para a segurança dos participantes, as vias estarão fechadas e sinalizadas. Uma equipe de ciclistas guias acompanhará o grupo, garantindo uma atividade tranquila para toda a família.

O Pedala Tour é uma realização do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial de Esportes, do Ministério da Cidadania, e do Paulínia Racing Bicicross. O evento tem o apoio institucional da Prefeitura de Rio Claro e patrocínio da Whirlpool.

Saúde

O evento terá um espaço destinado à saúde dos participantes. Especialistas farão avaliação corporal, bioimpedância e orientações de treinamento gratuitamente, das 7h às 10h, na frente do Aeroclube, na Avenida Presidente Kennedy.

Os inscritos terão seguro individual e a arena contará com posto médico e ambulância de plantão para emergências. Todos os cuidados com as regras sanitárias devido à pandemia serão respeitados, seguindo o protocolo da Prefeitura local.

No ponto de concentração, os participantes terão frutas e água à disposição durante todo o tempo de evento.

Informações

No caso de dúvidas ou mais informações, os interessados podem entrar em contato com a organização do evento pelas redes sociais Instagram e Facebook.

Agenda 2030

3. Saúde de qualidade – Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

Andar de bicicleta gera inúmeros benefícios para a saúde como a redução da incidência de doenças cardiovasculares e outras complicações causadas por estresse, obesidade e sedentarismo. As bikes também trazem grandes benefícios para as cidades, como a não emissão de poluentes, melhorando a qualidade de vida de toda a população. Atualmente, a poluição produzida por veículos são os principais causadores de doenças e mortes nas cidades, além dos custos e impactos sociais, econômicos e políticos dos acidentes de trânsito, com ou sem vítimas fatais.

11. Cidades e Comunidades Sustentáveis – Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis

Mais gente pedalando significa menos gente usando transportes individuais motorizados. Consequentemente, temos a redução da poluição do meio ambiente. O contato social, a ocupação dos espaços públicos e o fortalecimento do desenvolvimento econômico local, promovidos pela bicicleta, criam comunidades mais eficientes, compactas e sustentáveis.

13. Combate às Mudanças Climáticas – Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos

A bicicleta é o símbolo de um transporte eficiente e não poluente. O aumento no número de pessoas que adotam as bikes como meio de transporte representa uma consequente queda no número de usuários de carros e motos. Essa diminuição impacta diretamente na redução de emissões de CO2 (dióxido de carbono), principal gás de efeito estufa.

Sobre o Whirlpool Corporation

A Whirlpool Corporation tem o compromisso de ser globalmente a melhor empresa de eletrodomésticos para cozinha e lavanderia, melhorando continuamente a vida em casa. Em um mundo cada vez mais digital, a Companhia inova constantemente com o propósito de atender às necessidades dos consumidores, por meio de suas marcas icônicas, incluindo Whirlpool, KitchenAid, Maytag, Consul, Brastemp, Amana, Bauknecht, JennAir, Indesit e Yummly. Em 2021, a Empresa reportou aproximadamente US$ 22 bilhões em vendas anuais, 69 mil funcionários e 54 centros de pesquisa de tecnologia e fabricação. Informações adicionais sobre a empresa podem ser encontradas em whirlpoolcorp.com.

Serviço

Pedala Tour 2022 – Edição Rio Claro
Data: 26 de junho
Inscrições: A partir de 30 de maio exclusivamente pelo site pedalatour.com.br
Local: Na frente do Aeroclube, na Avenida Presidente Kennedy
Concentração: à partir das 6h
Início do Passeio: às 9h

Sobre o Pedala Tour

O Pedala Tour é realizado desde 2009 com o objetivo de promover a mudança de hábito no cotidiano coletivo, espalhando saúde e mobilidade urbana alternativa. A proposta é incentivar um estilo de vida saudável, por meio de práticas e hábitos que estimulam e melhoram a qualidade de vida. O projeto busca ainda conscientizar os cidadãos no incremento da utilização da bicicleta, da prática do esporte e da adoção de estilos de vida mais saudáveis e estimulantes, sem recurso a substâncias nocivas